Saiba qual o óleo ideal
08:33
Ramon Medeiros Brandão
Carros Dicas
0
comentários
Qual o tipo de óleo que devo utilizar em meu carro e qual a quilometragem para realizar a troca? Eis uma dúvida que incomoda muita gente. Muitas pessoas na hora de resolver esse problema se utilizam da natureza humana de buscar respostas o mais rapidamente e na maioria das vezes se informar com pessoas que não possuem o menor conhecimento técnico sobre o assunto e são equipadas com uma ferramenta que pode causar estragos, o "achômetro".
A resposta para essas dúvidas comuns, em geral, está ao alcance das mãos do motorista e fornecido por quem conhece o seu carro como ninguém, a fábrica. Para os que não conhecem essa informação está escrita no manual do veículo, nele você vai poder descobrir qual a especificação do lubrificante que deve ser usado, a marca do óleo pode ser mudada, mas nunca mude a especificação, já que essa é um padrão internacional e é desenvolvida para uma melhor durabilidade do motor e aumento da eficiência na economia de combustível. A tecnologia do lubrificante é indicada por categorias como mineral, semi-sintética, sintética, hidrocraqueada entre outras especificações como SF, SJ, SL, SM. A viscosidade é indicada por números como 5w40, 10w40, 15w40, 20w50. Com essas três informações é possível aplicar o lubrificante correto, agora se o proprietário desejar aplicar a marca indicada pelo fabricante, tudo bem, mas lembre que isso não é o fundamental.
Outra coisa muito importante, e que está no manual do veículo é o prazo para a troca do óleo, que deve ser analisado de acordo com cada situação descrita, nada de achar que um óleo sintético só deve ser trocado a a cada 10.000 km, isso é puro achismo. Lembre-se também que o óleo enquanto está na embalagem possui uma prazo de validade determinado pelo fabricante, depois que é utilizado a validade passa a ser em média de 1 ano ou a quilometragem indicada no manual.
Então lembre-se sempre que for a oficina de perguntar a seu mecânico se o óleo que ele vai aplicar no motor de seu carro atende aos 3 requisitos: Api, viscosidade e tecnologia. Se notar a presença do achômetro, a dica é sacar o manual do veículo e aceitar apenas o lubricante recomendado e exigir a anotação em um adesivo que avise o período correto de troca para que você possa fixar no para-brisa para que não se perca na data ou na quilometragem da próxima troca.
Fonte: Dr. Carro
0 comentários: