sábado, 22 de setembro de 2012

Proteção dos Pés a Cabeça - Parte 3

Continuando com a série de postagens sobre equipamentos de Proteção dos Pés a Cabeça, dessa vez vamos falar sobre o equipamento que primeiro é utilizado no caso de um acidente.



SEGURANDO A QUEDA
A primeira reação que qualquer pessoa tem quando leva um tombo é se proteger, seja uma criança aprendendo a andar, seja você quando tropeça. Para tentar se proteger o que tentamos fazer é levar as mãos ao chão, isso não é diferente com os motociclistas, que quando levam um tombo tentam diminuir seus efeitos protegendo-se com as mãos.

É por esse motivo que a luva, assim como o capacete, é indispensável no guarda-roupa do motociclista. Agora resta a dúvida. Qual a luva ideal para andar de moto?


Um fato que temos que lembrar na hora da compra, luvas de meio dedo são totalmente inadequadas, porque não vão proteger em nada o piloto. Luvas precisam ser fechadas e quanto maior o tamanho do punho maior a proteção oferecida. Luvas curtas são mais indicadas para o uso nas cidades, pois permitem maior liberdade de movimentos, já as luvas com punho longo oferecem maior proteção e são mais indicadas para o uso em viagens, pois devido a proteção limitam um pouco o movimento do pulso. 


Existem dois tipos de tecidos que são resistentes e confortáveis para luvas: a cordura e o couro. Para esses materiais valem também as recomendações que foram vistas quando falamos sobre o vestuário. Para que a sua luva dure mais tempo é recomendável colocar um pouco de talco nas mãos, de preferência o mesmo talco utilizado para os pés, isso porque os componentes deste talco ajudam a eliminar as bactérias que deixam as luvas com cheiro similar ao chulé.

A escolha de uma boa luva também deve levar em conta os dispositivos de proteção que elas possuem, na hora da escolha é melhor dar preferência para as luvas que tem reforços, se possível nas costas e dorso da mão. Um outro sistema de proteção muito usado por motociclistas da MotoGP, é a união do dedo mínimo com o anelar, isso é usado para reforçar a proteção desses dedos, que são os ais frágeis.

Fontes: Traxx, Artigonal

Acompanhe o restante da série Proteção dos Pés a Cabeça: Botas, Roupas.

0 comentários: