Montadoras terão que investir em inovação
16:36
Ramon Medeiros Brandão
Carros Notícias
0
comentários
A partir do início do próximo ano todas as empresas que comercializarem carros no Brasil deverão investir um percentual de seu faturamento em inovação de seus veículos. Esse percentual será aplicado da seguinte forma: em 2013, 0,15% do faturamento, em 2014 0,30% e em 2015 0,5% do faturamento da empresa. Caso a empresa não invista esses percentuais terá que pagar mais 30 pontos percentuais de IPI. Além desse investimento, para as empresas terem a isenção desse imposto, devem ainda ter um percentual mínimo de peças e partes produzidas no Mercosul. Em 2013, essa proporção será de 130%; em 2014, 125%; em 2015, 115%, até chegar a 100% em 2017.
Essa nova medida também pensou um pouco no meio ambiente, já que o governo estipulou que até 2017 as as empresas terão que reduzir em 12% o consumo energético dos veículos. A meta para "eficiência energética" foi um dos pontos que mais exigiram discussões entre governo e empresas privadas, nas negociações que antecederam a regulamentação do novo regime automotivo, conhecido como Inovar-Auto. O governo cogitou incluir metas para redução de emissões de CO2, medida abandonada após discussões com os fabricantes. Foi estabelecida e meta de aumento da eficiência energética, o "poder calorífico" dos motores, medido em megajoules por quilômetro rodado.
As exigências de investimento em inovação e em conteúdo local afetam diferentemente as empresas do setor - para evitar que o descontentamento gerasse ações contra o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), o governo brasileiro incluiu uma cota de importação de automóveis sem o IPI adicional, equivalente à importação média das empresas, nos últimos três anos, no limite máximo de 4,8 mil veículos por firma. Essa cota vale até 2017.
Agora só resta esperarmos 2013 para ver se os investimentos vão mesmo compensar.
Fonte: Valor
0 comentários: