Proteção dos Pés a Cabeça - Parte 2
07:47
Ramon Medeiros Brandão
Motos Dicas
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Continuando com a série sobre equipamentos de proteção para os motociclistas, contiuaremos no mesmo sentido, dos Pés a Cabeça.
PROTEÇÃO PARA O CORPO
Muita gente não sabe qual a roupa ideal para se usar em uma viagem de motocicleta, alguns acham que é apenas vestir uma jaqueta de couro, ou nylon, que seja apenas bonita, da moda, mas esquecem dos quesitos de segurança.
Para um melhor entendimento, precisamos diferenciar roupa e roupa de segurança. A primeira, de acordo com a Wikipédia, é qualquer objeto usado para cobrir certas partes do corpo. Roupas são usadas por questões sociais, culturais, ou por necessidade e proteção. Outros objetos que são carregados ao invés de serem vestidos sobre certas partes do corpo são chamados de acessórios. Já a roupa de segurança é toda roupa que é reforçada e adaptada para as condições que será utilizada. Em outras palavras, voltadas para o assunto da postagem, para se andar de moto é necessário usar a roupa de segurança adequada.
O principal objetivo que a roupa que um motociclista deve levar em conta na hora em que vai comprar uma roupa, seja jaqueta, calça ou macacão, é que estes devem ter sistemas de proteção, cotoveleiras, joelheiras, caneleiras, embutidos e de boa qualidade, mas caso se opte por uma veste que não tenha proteção, é recomendado que se compre toda "armadura" de proteção para se usar por baixo.
Outra coisa que também se deve levar em conta é o tamanho da roupa, que não deve ser folgado, já que em velocidade esta folga pode literalmente inflar, vindo a desestabilizar o piloto e causar uma queda, e nessa hora no lugar de proteger a roupa pode dobrar e deixar a pele do motociclista totalmente a mostra. Mas também não deve ser de um tamanho justo porque pode limitar os movimentos na hora em que mais seja necessário se movimentar. Por fim, na hora da compra, se possível experimente a roupa e veja se realmente vai lhe servir direito.
Vale salientar que, quanto menor velocidade mais leve deve ser a roupa. Podemos fazer essa comparação analisando duas categorias de pilotos, os de trilhas e os de motovelocidade. No primeiro caso, as roupas são feitas de tecidos muito leves e folgados,para permitir os movimentos e ao mesmo tempo ventilar o corpo. Já os pilotos de velocidade utilizam pesados macacões de couro, alguns com mais de 3 mm de espessura, isso para resistir a quedas em altas velocidades.
Para quem viaja mas não desempenha muita velocidade a roupa mais indicada seria a feita de cordura, lógico que com as devidas proteções, embutidas ou não, isso por que esse tipo de tecido é mais leve facilitando os movimentos, além do fato de que esse tecido pode receber tratamento impermeabilizante, o que ajuda a quem viaja em lugares muito chuvosos. Vale lembrar que esse tratamento deixa a cordura "resistente a chuva", o que ajuda a proteger de uma chuva leve, ou até de uma chuva forte, mas por pouco tempo. Se você pretende enfrentar uma chuva forte por muito tempo é melhor ter uma capa de chuva disponível.
Agora lembrem-se, roupa de motociclista é roupa de segurança e você sempre deve lembrar que ao comprá-la, um dia ela será avariada ou parcialmente ou totalmente. Uma coisa é certa: ela é comprada para ser destruída e para que o impacto e as lesões sejam minimizados ou até totalmente evitadas. De nada adianta uma roupa bonita, mas que não protege.
Fonte: Motonline
Acompanhe a primeira parte dessa série clicando aqui.
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