sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ténérézona


Ténéré é o nome de um deserto no sul da Argélia, no continente africano e também é o nome de um mito do mundo das motocicletas que surgiu em em 1983. A Yamaha iniciou a produção da primeira Ténéré (XT600Z) baseada na XT 500 que venceu a primeira edição do rali Paris-Dakar, em 1979. Em 1990 chegou ao Brasil, mas só em 1993 a versão mais potente, a Super Ténéré, que tinha 750 cilindradas, chegou ao país, e ficou a venda até 1996, ano que terminou sua produção. Durante este tempo e após várias vitórias em diversos ralis, entre eles o Paris-Dakar, a Ténéré é até hoje é um mito entre os amantes de motos trail.



Pensando no sucesso desse nome, e buscando uma parcela do mercado de Big Trails, atualmente dominado por BMW e KTM, a Yamaha lançou em 2011 a XT 1200Z Super Ténéré. Assim como a Super Ténéré 750 anterior, que usava motor de 70 cv derivado da linha esportiva FZR, a nova Yamaha também utiliza um motor bicilíndrico. Mas agora o propulsor ficou maior, e garante força extra. São exatos 1.199 cc, com 110 cv de potência a 7250 RPM e 1,6 kgfm de torque a 6000 RPM. Injeção e ignição eletrônica alimentam tudo isso, de acordo com o modo de entrega de potência escolhido no controle de tração: Touring, a moto fica mais dócil e econômica; Sporting, o motor fica mais arisco e beberrão.

O conjunto câmbio de 6 marchas e transmissão por eixo cardã, tem relações longas, o que torna a moto ideal para longas viagens. O tanque de combustível, com os seus 23 litros de capacidade, garante uma excelente autonomia para a Ténérézona. O desempenho da moto condiz com o visual agressivo: a moto crava 100 km/h na casa dos 4 segundos e passa dos 200 km/h com certa tranquilidade e segurança.



O painel da moto traz diversas informações tais como conta-giros analógico, indicador da marcha em uso, três hodômetros, marcador de combustível, consumo médio e instantâneo, temperatura do líquido do motor, além do modo de potência utilizado e ainda possui uma tomada 12V.



Finalmente a XT 1200Z Super Ténéré vale o investimento de R$ 61.000, por ser uma moto robusta e que chama a atenção por onde passa, além de ser uma excelente opção para que pretende fazer longas viagens. A moto é importada oficialmente pela Yamaha e vem equipada com controle de tração e poderosos freios ABS. A fabricante disponibiliza duas opções de cores, azul real e branco, além de um ano de garantia.


Fonte: Carplace

0 comentários: