Amortecedores: Verdades e Mentiras
06:30
Ramon Medeiros Brandão
Carros Dicas
0
comentários
Alguns dias atrás falamos sobre a importância da suspensão dianteira de motocicletas, dessa vez abordaremos algumas dúvidas sobre os amortecedores dos automóveis, esclarecendo alguns mitos e verdades sobre uma das peças mais importantes da suspensão.
Os amortecedores são os grandes responsáveis por manter o veículo "colado" ao chão, são eles que limitam o movimento de oscilação das molas, evitando o balanço excessivo. Entre outros fatores também se deve aos amortecedores o conforto e estabilidade do carro.
1 - Passar por lombadas e valetas na diagonal, preserva os amortecedores?
Mentira. Passar por esses obstáculos na diagonal, compromete não só os amortecedores, mas também todo o conjunto de suspensão. Isso devido aos movimentos torcionais que o monobloco é submetido, fazendo com que algumas peças se desgastem prematuramente, além de poder empenar o amortecedor. A melhor forma de encarar esses obstáculos é com as rodas alinhadas e em baixa velocidade.
2 - Se apenas um amortecedor está desgastado, tenho que trocar o par do eixo?
Verdade. Isso também vala para a mola da suspensão. Se apenas uma das peças for trocada o equilíbrio do carro ficará comprometido, devido a diferença de rigidez entre o componente novo e o usado. O ideal é trocar pelo menos o par de peças do eixo.
3 - Amortecedores duram só 40 mil quilômetros?
Mentira. Esse é o tempo médio para uma troca preventiva. A vida útil do amortecedor está diretamente relacionada com as condições de uso, quanto melhor o terreno que se anda, mais tempo durará o amortecedor.
4 - Amortecedores recondicionados possuem a mesma eficiência de uma peça nova?
Mentira. Peças recondicionadas não têm eficiência e a recuperação em relação às novas. Muitas vezes a peça recebe apenas uma pintura externa, ou troca de fluído, recebendo um óleo totalmente diferente do especificado. O ideal é optar por marcas conceituadas no mercado e desconfiar de preços muito baixos.
Verdade. Amortecedores ineficientes não garantem o contato permanente entre o pneu e o solo. Testes realizados apontam que carros com amortecedores com 50% de desgaste começam a aquaplanar a uma velocidade de 109 km/h, enquanto um automóvel com amortecedores novos aquaplanou apenas após os 125 km/h. Já em relação a frenagem, Testes realizados pela Monroe apontam que amortecedores com 50% de desgaste aumentam a distância de frenagem em até 2,6 metros, a uma velocidade de 80 km/h.
6 - Amortecedores desgastados atrapalham a visibilidade de carros que trafegam no sentido oposto?
Verdade. O balanço excessivo causado por amortecedores ineficientes produzem oscilações no feixe de luz dos faróis, atrapalhando os motoristas que trafegam no sentido oposto. Isso pode ofuscar a visão do condutor e provocar acidentes.
Fonte: Carro Online
0 comentários: