segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Loeb conquista mais um título do WRC


Sebastien Loeb definitivamente colocou ontem (7) seu nome na história como o maior piloto de rali de todos os tempos. Correndo em casa, o francês conquistou seu nono título consecutivo no Campeonato Mundial de Rali (WRC).


Tudo o que Loeb precisava fazer era chegar à frente de seu companheiro de equipe, o finlandês Mikko Hirvonen. Mas como sempre, Loeb foi além e chegou à sua 75º vitória na carreira. Com oito triunfos em 11 etapas realizadas em 2012, Loeb conquistou o nono título, com duas rodadas de antecedência.

Sua vitória começou a ser construída no sábado quando abriu uma vantagem significativa para Hirvonen e Jari-Matti Latvala da Ford. Os dois finlandeses não se acomodaram, chegando a vencer alguns estágios no domingo. Mas Loeb já estava longe, 15s5 à frente. Foi a sexta vitória do novo eneacampeão no Rali da França, que destacou a emoção de conquistar o seu último título em frente aos fãs.


A etapa também foi marcada pelo impressionante acidente de Petter Solberg. O último campeão antes da “era Loeb” em 2003, perdeu o controle de seu Ford Fiesta, atravessou perigosamente uma plantação em meio a espectadores e derrubou um poste de eletricidade. Apesar do susto ninguém se feriu.

O belga Thierry Neuville chegou na quarta posição com Mads Ostberg em quinto. Na sequência vieram Ott Tanak, vencedor do Power Stage, Evgeny Novikov, Chris Atkinson e Martin Prokop. Fechando os dez primeiros uma surpresa. Sébastien Chardonnet, que fez sua estreia nessa etapa, realizou uma bela prova e superou Sébastien Ogier nos últimos estágios.

Para Loeb, esse será seu último título no WRC. O francês já anunciou que irá se retirar gradativamente da competição. Na próxima temporada, irá disputar apenas algumas etapas, passando a se concentrar mais no ingresso da Citroen no Campeonato Mundial de Turismo (WTCC). O próximo rali acontece na Itália entre 18 e 21 de outubro.

Fonte: Motorpasíon

0 comentários: