sábado, 13 de outubro de 2012

Kombi tem fim decretado para 2013

Em entrevista para a revista Car and Driver americana, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, revelou que a Kombi deixará de ser produzida no final do próximo ano, mas terá uma substituta, que de acordo com um dos chefes de desenvolvimento e projeto da VW, Ulrich Hackenberg, poderá demorar um pouco para chegar na linha de produção. Schmall adiantou que o substituto da velha Kombi não seguirá em nada o conceito Bulli.


Uma das explicações para o encerramento da produção da perua, está nas novas exigências do governo, que obrigam todos os carros vendidos no Brasil virem equipados com freios ABS e airbags. Esse novos itens de segurança impedem que o modelo que já tem 55 anos de produção prolongue sua vida.

Outro fato que está pesando bastante para o fim da Kombi, é que a VW está atualizando seus modelos em todo o mundo, para tentar perder o estigma de "marca que só vende carro velho", só para se ter uma ideia, a primeira geração do Golf até o ano passado ainda era vendida na África do Sul, na China a primeira geração do Jetta está sendo substituída assim como o velho Santana, o "Fusquinha" parou de ser produzido no México em 2003, e o Brasil é o único país do mundo que ainda produz a Kombi.


O fim da produção desse velho utilitário foi um grande avanço para a Volkswagen, só que esta terá uma missão um pouco complicada, que será colocar no mercado um utilitário que atenda as necessidades de quem precisa de uma Kombi, mas só pode pagar algo na faixa dos R$ 48.000,00. Um dos primeiros desafios da marca vai ser a readequação da fábrica de São Bernardo do Campo, que no momento produz a perua da VW de forma quase artesanal.

0 comentários: