segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Proteção dos Pés a Cabeça - Parte 4

Continuando com a série de postagens sobre os equipamentos de Proteção dos Pés a Cabeça, chegamos ao nosso último post onde mostraremos como deve ser  escolha correta do equipamento que define todo o estilo do piloto.



CABEÇA TRANQUILA E PROTEGIDA
Sem dúvida nenhuma o equipamento que nunca devemos esquecer quando subimos em uma moto é o capacete, embora seja comum ver nas cidades do interior do Nordeste a maior parte dos motoqueiros andando com os cabelos ao vento, fato esse que é infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. 

Quando se vai comprar um capacete, assim como nos demais itens de segurança, devemos levar em conta dois fatos: segurança e conforto. Mas na escolha do seu capacete, o conforto deve ser bem analisado para não prejudicar a segurança. Para melhor entender essa questão  devemos primeiro conhecer os vários modelos de capacete existentes no mercado:

CAPACETES CURTOS
Os capacetes curtos são aqueles que não protegem o queixo nem a parte lateral da cabeça. São os capacetes mais utilizados para quem conduz uma moto chopper, pois são sinónimo de um maior estilo. A proteção e segurança que oferecem são quase nulas e é por isso que são os capacetes mais acessíveis do mercado.


CAPACETES ABERTOS OU MODULARES
Os capacetes abertos ou modulares são aqueles que são mais agradáveis para o motociclista utilizar, principalmente no Verão, quando corre uma brisa agradável. No entanto, estes são menos envolventes, pois não oferecem proteção no queixo. Existem exemplos de acidentes em que os maxilares dos condutores ficam completamente destruídos porque utilizavam capacetes abertos.

CAPACETES ARTICULADOS OU HIBRÍDOS
Os capacetes híbridos representam um novo conceito de capacete para todos os motociclistas. Estes capacetes permitem deslocar para cima a parte da proteção do queixo. São cada vez mais procurados por todos os que fazem grandes viagens, pois garante-lhes um período de descanso suplementar sem ter a necessidade de retirar o capacete.

CAPACETES FECHADOS OU INTEGRAIS
Os capacetes fechados ou integrais são os capacetes escolhidos pela maioria dos motociclistas, pois são aqueles que oferecem uma maior segurança na condução e na estrada. Para todos os que têm uma moto é indispensável ter um capacete fechado ou integral. Tratam-se dos capacetes mais caros, graças aos materiais e funcionalidades que incorporam, como os sistemas de ventilação, forros e viseiras removíveis, fechos de segurança, entre outros.


Depois de vermos a lista acima, podemos entender o fato porque um capacete muito confortável, tipo o aberto, influencia bastante na segurança. O capacete que oferece mais segurança, o modelo fechado ou integral, é o que aparenta ser o mais desconfortável, embora quando bem escolhido passa a ser o melhor modelo em todos os quesitos.



ESCOLHENDO O CAPACETE
Muita gente chega em uma loja para comprar um capacete e apenas pede o número e o modelo que quer e vai embora sem ao menos experimentar se o número é o correto, depois o capacete fica apertado ou folgado demais, comprometendo os dois principais elementos do equipamento: segurança e conforto.

Quando se vai comprar um capacete devemos seguir alguns pontos:
1 - Pedir o número equivalente a circunferência de sua cabeça, não que seja exatamente o tamanho do capacete ideal, mas é o ponto de referência;
2 - Colocar o capacete na cabeça para verificar se o formato do capacete é o mesmo da sua cabeça, nesse momento ficar pelo menos 5 minutos com o acessório para verificar se ele está confortável ou não;
3 - Ainda com o equipamento devemos balançar a cabeça de um lado para o outro e de cima para baixo, depois disso segure o capacete pelas laterais e tente "arrancá-lo" da cabeça simulando o que aconteceria em um acidente, se em algum desses casos o acessório se movimentar sozinho é sinal que ele está um pouco largo para você;
4 - Depois de tirar o equipamento, passados os 5 minutos de testes, verifique se não há nenhuma mancha de pressão excessiva no seu rosto, orelhas, ou onde você achar que apertou mais do que devia, neste caso é sinal que o capacete está demasiadamente apertado, o que provavelmente o incomodará quando usar o acessório durante um período maior de tempo;
5 - Lembre-se um bom capacete deve ser justo, mas não apertado que chegue a incomodar, o que pode fazer o motociclista se desconcentrar da pilotagem.
6 - Se for comprar na internet, sempre que possível experimente em uma loja o modelo que você deseja e depois que você tiver a referência do equipamento realize a compra do capacete.
Todo o capacete deve vir acompanhado de uma viseira de boa qualidade. As melhores viseiras são as do tipo cristal, com proteção anti-risco. Deve-se atentar para o tipo de sistema de fechamento dela isso pode influenciar no sistema de trocas das mesmas.
Uma coisa que muitos motociclistas não sabem é que o capacete deve ser trocado periodicamente, pois tem validade, que varia muito dos componentes de que é feito, fibra de vidro, fibra de carbono, etc. isso porque esses materiais se desgastam com o tempo, o que faz com que o equipamento perca a sua eficiência. Em caso de acidente, por menor que seja,  também deve-se trocar o equipamento, já que este pode sofrer danos internos na sua estrutura.

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