sábado, 8 de setembro de 2012

Agosto registra recorde de vendas



Já era esperado que a redução do IPI gerasse aumento considerável nas vendas de automóveis no Brasil, principalmente depois da estratégia do governo de anunciar a prorrogação da redução do IPI, apenas no final do mês. Porém, nem os fabricantes mais otimistas previam um crescimento  tão expressivo: Agosto foi simplesmente o melhor mês da história para a indústria automobilística, com 405.518 automóveis e comerciais leves emplacados. O número é 15,4% maior que o registrado em julho e nada menos que 31,7% superior ao obtido no mesmo período do ano passado. A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que contabiliza os dados do mercado, previa alta menor e havia estimado a comercialização de “apenas” 380.000 unidades.

Os modelos populares, como sempre, ocuparam a parte de cima do ranking de emplacamentos. O Gol, líder tradicional do mercado brasileiro, foi mais uma vez o mais vendido, seguido pelo arquirrival Uno. A briga entre modelos da Volkswagen e da Fiat continuou nas duas respectivas posições seguintes, com a dupla Fox/CrossFox e o Palio. A marca italiana, por outro lado, voltou a fechar o mês na frente da concorrente alemã e segue na ponta entre os fabricantes.

O Chevrolet Celta foi o quinto colocado geral, seguido pelo Ford Fiesta Rocam, em sexto. Considerando apenas o segmento dos hatches compactos, as colocações seguintes ficaram com Renault Sandero e Chevrolet Agile, na ordem.

O Siena, que assumiu o primeiro lugar entre os sedãs compactos no mês passado, manteve a vantagem e voltou a ser o mais vendido do segmento em agosto. O Voyage ficou com a vice-liderança, enquanto o Classic, que até pouco tempo parecia ser imbatível, caiu para a terceira posição. Cobalt, Prisma e Fiesta Rocam seguem na ordem.

O segmento dos hatches médios segue sem grandes novidades. O Ford Focus parece ter se consolidado na liderança, enquanto o Hyundai i30 permanece em segundo. A maior novidade foi protagonizada pelo Peugeot 308, que ultrapassou o Volkswagen Golf. O quinto foi o Chevrolet Cruze Sport6. Vale destacar a diferença apertada da terceira para a quinta colocação. O modelo francês emplacou apenas 66 unidades a mais que o alemão, que por sua vez, ficou à frente do norte americano por uma diferença mínima de 22 exemplares. O Bravo também subiu um pouco e tomou a sexta posição do Nissan Tiida.

Entre os sedãs médios, houve uma das maiores surpresas do mercado em agosto: o Honda Civic não só assumiu a liderança da classe como foi o 13º veículo mais vendido durante o mês, somando 6.239 unidades emplacadas. O Toyota Corolla foi ultrapassado não apenas pelo rival nipônico, mas também pelo Chevrolet Cruze, que assumiu a vice-liderança. Bem abaixo dos três primeiros, vêm Volkswagen Jetta e Renault Fluence, na ordem.

Nada de novo entre as peruas: a Volkswagen SpaceFox continua na liderança, seguida pela Fiat Palio Weekend. A terceira colocada é a Renault Megáne Grand Tour, que já saiu de linha, mas ainda figura no estoque das concessionárias.

O segmento de monovolumes é outro que manteve um líder tradicional, o Honda Fit, na primeira posição. O segundo degrau do pódio, contudo, foi ocupado pela novata Chevrolet Spin, que está mostrando fôlego diante de rivais que não recebem mudanças há algum tempo. Respectivamente, Fiat Idea e Nissan Livina seguem nas posições seguintes.


0 comentários: