A História do Maverick
06:00
Ramon Medeiros Brandão
Carros Antigos
0
comentários
O Ford Maverick, surgiu nos EUA, concebido para combater a invasão de europeus e japoneses no mercado americano, foi considerado o "anti-fusca", como o modelo que tiraria compradores da Volkswagen. Foi com esse propósito que, em 17 de abril de 1969 surgiu o Ford Maverick. A receita para o surgimento foi simples: um carro compacto de manutenção simples e barata, fácil de manobrar. Com aparência inspirada no Mustang, pois a idéia era identificá-lo como um carro para a família, prático, moderno e econômico, com um leve toque esportivo. Em seu primeiro ano vendeu 579.000 unidades - quase 5.000 a mais que o Mustang em seu primeiro ano de vendas.
No início dos anos 70 a Ford do Brasil, que havia incorporado recentemente a Willys, possuía no segmento de carros médios – padrão família – apenas os antiquados Aero e o pequeno Corcel, que não conseguiam fazer frente aos concorrentes de mercado.
A solução encontrada foi tentar aproveitar algum projeto já existente, para que os custos fossem baixos, e entre as opções encontradas, os ecolhidos eram o Ford Taunus, montado na Alemanha e o Ford Maverick, fabricado nos EUA. Algumas clínicas de opinião com potenciais consumidores foram realizadas, e o Maverick foi definido como a opção para ser o novo Ford brasileiro.
Lançado em Maio de 1973, sob o entusiasta slogan “A fórmula Ford contra a rotina”, o Maverick estreou no mercado com o conhecido motor Willys de 6 cilindros além do desejado motor V8, que gerou espera de até 12 meses pelo esportivo modelo GT.
Devido a crise do petróleo, em meados da década de 70, o Maverick começou a mostrar um grande defeito que o deixou com a fama de "beberrão", isso deu-se principalmente por causa do motor de 06 cilindros, que devido o peso deixava o "Maveco", com desempenho similar aos concorrentes de 04 cilindros.
Buscando melhorar as vendas do modelo, a Ford lança em 1975 uma versão com motor de 04 "bocas", sendo esse motor fabricado na recém inaugurada fábrica de motores da marca, na cidade de Taubaté - SP.
o ano de 1977, enfrentando vendas muito baixas a marca do "oval azul", promove uma série de mudanças no Maverick, alterando padrões de acabamento e de detalhes estéticos, tanto externos quanto internos. Em Abril de 1979, não sustentando mais a queda nas vendas e com o lançamento do Ford Corcel II que tinha o mesmo público-alvo, o Maverick saiu de linha, após terem sido fabricados 108.106 veículos em todas as versões e modelos.
Dedicada ao meu compadre Vicente Macedo, grande fã de Mavecos
0 comentários: